Topo

Anvisa define regras para autorização emergencial de vacina

02/12/2020 18h13

SÃO PAULO, 2 DEZ (ANSA) - A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou na tarde desta quarta-feira (2) um guia de regras para conceder autorizações temporárias e emergenciais para vacinas contra o novo coronavírus Sars-CoV-2.   


Trata-se do "'Guia sobre Requisitos Mínimos para submissão de Autorização Temporária de Uso Emergencial, em caráter experimental, de vacinas Covid-19'', informou a agência.   


O documento, que segue o exemplo de outros órgãos internacionais, foi criado para ser distribuído aos laboratórios informando quais os procedimentos necessários para garantir a aprovação especial para os imunizantes experimentais.   


De acordo com a Anvisa, será realizada uma análise independente e, no final, a decisão ficará a cargo da Diretoria Colegiada da agência. Entre os itens que serão analisados estão: estudos não clínicos e clínicos feitos em humanos, de qualidade, boas práticas de fabricação, estratégias de monitoramento e controle, resultados provisórios de ensaios clínicos, entre outras evidências científicas.   


"Além disso, a empresa deve apresentar informações que comprovem que a fabricação e a estabilidade são adequadas para garantir a qualidade da vacina", afirmou a Anvisa, em nota.   


Apesar do processo, a agência reguladora irá liberar o uso emergencial apenas para voluntários já testados previamente nos ensaios clínicos. Com isso, a população do país só terá acesso ao imunizante quando, de fato, houver um registro definitivo de uma vacina no Brasil. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.