Topo

Governo alemão estende lockdown parcial até 10 de janeiro

02/12/2020 19h14

BERLIM, 2 DEZ (ANSA) - As medidas de isolamento para conter o avanço da pandemia do novo coronavírus Sars-Cov-2 na Alemanha continuarão em vigor até o próximo dia 10 de janeiro, anunciou nesta quarta-feira (2) a chanceler Angela Merkel.   

A decisão foi tomada pela política alemã após reunião por videoconferência com as autoridades regionais. As novas medidas restritivas foram implementadas no fim de outubro, após uma explosão no número de casos de mortes por Covid-19 no país.   

De acordo com levantamento da Universidade Johns Hopkins, os números estão estabilizados, mas ainda não registraram queda. Em entrevista ao jornal "Süddeutsche Zeitung", Merkel teria dito que a Alemanha "está muito longe" de retomar a flexibilização.   

O chamado "lockdown parcial" inclui o fechamento de restaurantes, museus e áreas de lazer. As festividades de Natal foram permitidas para grupos familiares e de amigos de até 10 pessoas. Porém, as regras de encontro social continuarão mais restritas, com limitação de cinco pessoas dos núcleos habitacionais, excluindo crianças e adolescentes com menos de 14 anos.   

Desde março, a Alemanha - considerado um dos países que melhor gerenciou a crise sanitária na primeira onda no mundo - registra mais de 1,48 milhão de contaminações pelo coronavírus e 17,4 mil óbitos na pandemia. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.