Topo

Acordo nuclear 'nunca mais será renegociado', diz Irã

03/12/2020 11h13

ROMA, 3 DEZ (ANSA) - O ministro das Relações Exteriores do Irã, Mohammad Javad Zarif, disse nesta quinta-feira (3) que o acordo nuclear de 2015 "nunca mais será renegociado".   

O pacto foi firmado com Alemanha, China, Estados Unidos, França, Reino Unido e Rússia, mas acabou rompido por Donald Trump em 2018. Desde então, o governo iraniano suspendeu algumas obrigações do acordo e superou os limites de armazenamento de urânio e água pesada estabelecidos pelo tratado.   

"Não renegociaremos um acordo que já foi negociado. O acordo é fruto de dois anos de tratativas e nunca mais será renegociado, ponto final", afirmou Zarif durante a conferência Med Dialogues 2020, realizada virtualmente em Roma.   

A declaração chega após o presidente eleito dos EUA, Joe Biden, ter indicado que pretende voltar ao acordo nuclear antes de abrir uma eventual renegociação. "O governo Trump foi um regime canalha. Se o presidente Biden quiser continuar sendo um regime canalha, pode seguir pedindo negociações", disse o ministro.   

Segundo Zarif, os Estados Unidos "não estão em posição de impor condições" e precisam "parar de violar leis internacionais".   

(ANSA).   

Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.