Topo

Esse conteúdo é antigo

Interpol alerta para 'alto risco' de roubo de vacinas anti-covid

Vacina da Pfizer em laboratório de Cardiff, no País de Gales - JUSTIN TALLIS / various sources / AFP
Vacina da Pfizer em laboratório de Cardiff, no País de Gales Imagem: JUSTIN TALLIS / various sources / AFP

Ansa

21/12/2020 11h43Atualizada em 21/12/2020 11h59

A Interpol alertou para a probabilidade do aumento nos roubos de vacinas contra o coronavírus Sars-CoV-2 no próximo ano em todo o mundo, em um cenário caótico.

"A vacina é o ouro líquido de 2021, a coisa mais preciosa que será distribuída no próximo ano e as organizações criminosas já estão preparadas. Com a difusão da vacina, a criminalidade aumentará drasticamente", disse secretário-geral da Interpol, Jürgen Stock, ao portal alemão "WirtschaftsWoche".

Segundo o representante, o cenário que se apresenta deve ser caótico, com "roubos a depósitos, ataques ao transporte de vacinas, além da corrupção que será excessiva em alguns locais para obter mais rapidamente esse bem precioso".

Durante a entrevista, Stock pontuou que os "grupos criminosos já estão pensando desde o primeiro minuto sobre como ganhar em cima da Covid-19" e isso foi visível na rapidez com que eles conseguiram falsificar "produtos de sanitização, antivirais e falsas máscaras de proteção". "E, agora, eles estão prontos com as vacinas falsas", alertou ainda.

O alerta da Interpol vem semanas após um outro relatório, feito pela IBM, mostrar que grupos hackers já estão há meses tentando invadir sistemas de refrigeração, a chamada "cadeia de refrigeração" das vacinas da covid-19. O sofisticado esquema mirava tanto as farmacêuticas como as empresas de logística e de transporte e os hospitais e centros de vacinação.