Topo

Berlusconi diz que mandato de Trump termina da 'pior maneira'

07/01/2021 16h18

ROMA, 7 JAN (ANSA) - O ex-primeiro-ministro da Itália Silvio Berlusconi afirmou nesta quinta-feira (7) que a invasão ao Congresso dos Estados Unidos por apoiadores do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, é uma violação da democracia, o que faz o republicano encerrar seu mandato "da pior forma".   

"As dramáticas imagens de ontem em Washington são surpreendentes e dolorosas. Os lugares simbólicos da democracia americana, aquela democracia que é um modelo para nós e para todos os povos livres, foram violados", lamentou o líder do partido conservador Força Itália em comunicado.   

Ontem (6), apoiadores de Trump invadiram o Capitólio em Washington após discurso do republicano em um ato em seu apoio, enquanto senadores e congressistas faziam a recontagem oficial dos votos do Colégio Eleitoral para confirmar a vitória do democrata Joe Biden na eleição presidencial de novembro.   

"Ter despertado, encorajado, evitado condenar esse tipo de comportamento é um comportamento que nenhum líder político deveria permitir em um país democrático", acrescentou Berlusconi, fazendo referência à postura do presidente americano, que, apesar de mandar os manifestantes "para casa", continuou insistindo na ideia de ter sido vítima de uma fraude eleitoral, sem apresentar provas.   

Segundo o político italiano, "a presidência de Trump, que também teve aspectos positivos, acaba da pior forma", principalmente porque "não aceitar a soberania popular, certificada por todos os tribunais até a Suprema Corte, significa questionar os próprios princípios da democracia liberal e criar uma laceração muito perigosa na sociedade americana".   

"Uma laceração condenada por muitos expoentes autoridades e responsáveis do próprio Partido Republicano. Um centro-direita liberal só pode expressar essa mesma condenação", enfatizou Berlusconi.   

Para o ex-premiê da Itália, "os valores democráticos, a rejeição da violência e o respeito pela liberdade de escolha de um povo são os pilares de toda grande democracia". Berlusconi ainda lembrou que os Estados Unidos sempre cultivaram, transmitiram e exportaram esses valores para todo o mundo.   

"E nós, italianos, seremos sempre gratos ao grande povo dos Estados Unidos da América por isso. Por isso, devemos saber aceitar o que esses mesmos valores nos impõem", acrescentou.   

Desde as eleições de 2016, Berlusconi sempre foi muito citado nos EUA por ter uma trajetória parecida com a de Trump: um empresário de sucesso, rico, envolvido em muitas polêmicas - especialmente com as mulheres - e que se tornou o líder político de uma nação.   

O italiano, por sua vez, disse que é preciso "entender quando é necessário e adequado dar um passo para o lado e sair no palco".   

"Espero, no interesse da América e de todo o mundo livre, que o presidente Joe Biden seja capaz de remediar esta laceração irresponsável", concluiu. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.