Topo

Agências da ONU e ONGs criam reserva global de vacina anti-ebola

12/01/2021 16h48

ROMA, 12 JAN (ANSA) - Quatro das principais organizações de saúde e humanitárias do mundo anunciaram nesta terça-feira (12) a criação de uma reserva global de vacinas contra o ebola para uma resposta rápida no caso de eventuais surtos ou epidemias. A meta é ter um "estoque" de 500 mil doses do imunizante.   

A iniciativa é realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), pela Fundação das Nações Unidas para a Infância (Unicef), pela Fundação Internacional da Cruz Vermelha e pela ONG Médicos Sem Fronteiras (MSF) e foi liderada pelo Grupo Internacional de Coordenação (ICG) sobre Provisão de Vacinas. O apoio financeiro veio da Aliança de Vacina Gavi, ligada à OMS.   

"A pandemia de Covid-19 nos lembra o quão incrível é o poder das vacinas para salvar vidas humanas de vírus mortais. Essa nova reserva é um excelente exemplo da solidariedade, ciência e cooperação entre organizações internacionais e setores privados para salvar vidas humanas", destacou o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus.   

A vacina contra o ebola é aplicada em dose única e produzida pela Merck, Sharp & Dohme (MSD), sendo desenvolvida com apoio financeiro do governo dos Estados Unidos. A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) autorizou o uso do imunizante em novembro de 2019, além de ter autorização de uso também pela FDA norte-americana, pela OMS e em oito países africanos.   

Atualmente, estão disponíveis apenas 6.890 doses iniciais para resposta para focos localizados. Conforme for feita a distribuição, serão necessários cerca de dois a três anos para atingir a meta estipulada. (ANSA).   

Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.