Topo

Pfizer reduz entrega de vacinas à Itália na próxima semana

15/01/2021 18h00

ROMA, 15 JAN (ANSA) - O comissário para a Emergência de Covid-19, Domenico Arcuri, confirmou nesta sexta-feira (15) que a Itália também sofrerá com os atrasos nas entregas das vacinas anti-Covid da Pfizer e da BioNTech a partir da próxima semana.   

"Às 15h38 de hoje, a Pfizer comunicou unilateralmente que a partir de segunda-feira entregará ao nosso país cerca de 29% de ampolas de vacina a menos do que o planejamento que havia sido compartilhado com gabinete do Comissariado e, seu trâmite, com as regiões italianas. Não só: ela decidiu unilateralmente quais os centros de vacinação do nosso país que terão as doses diminuídas e em quanto. Análoga foi a comunicação para todos os países da UE", informou Arcuri em nota oficial.   

A referência à distribuição é porque, por contrato, é a Pfizer quem faz o transporte das doses do imunizante para os 293 centros de vacinação italianos. O comissário ainda pontua que "a Pfizer não pode prever se esses fornecimentos menores prosseguirão também nas próximas semanas, nem em que medida".   

O comunicado afirma que Arcuri, ao saber da diminuição, enviou "uma resposta formal à Pfizer Itália, na qual exprime a própria decepção, indica as possíveis consequências de uma redução dos fornecimentos e pede a imediata retomada das quantidades a serem distribuídas em nosso país".   

"O comissário também pediu a Pfizer para rever os próprios compromissos e que deseja não ser obrigado a precisar proteger de outra maneira a saúde dos cidadãos italianos", ressalta ainda a nota.   

Entre os problemas apontados por Arcuri, estão alterações importantes no programa nacional de imunização, incluindo "a aplicação da vacina aos que têm mais de 80 anos, de prover a segunda dose para os trabalhadores sanitários e para os assistidos pelas RSAs [asilos]".   

"Sem a totalidade das doses necessárias traz, portanto, um grave comprometimento do seu prosseguimento. E penalizar a Itália é muito grave, considerando o esforço feito até agora por todas as regiões para acelerar a aplicação das doses", finaliza. Os italianos já vacinaram mais de um milhão de pessoas.   

Os atrasos nas entregas foram comunicados primeiramente pela Noruega e depois confirmado pela própria Pfizer, que alega precisar fazer uma "readequação" da sua produção para aumentar sua capacidade para dois bilhões de doses por ano.   

No entanto, a medida foi duramente criticada por muitos países da União Europeia por ter sido tomada de maneira unilateral e por não estar adequada aos contratos assinados com a farmacêutica.   

A BNT 162b foi a primeira vacina anti-Covid aprovada no bloco europeu e começou a ser aplicada no dia 26 de dezembro. A UE comprou 300 milhões de doses do imunizante. (ANSA).   

Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.