Topo

Pfizer vai reduzir temporariamente entrega de vacinas à UE

15/01/2021 13h26

OSLO, 15 JAN (ANSA) - A farmacêutica norte-americana Pfizer informou que irá reduzir "a partir da próxima semana" o ritmo de entrega das doses da vacina anti-Covid BNT 162b, desenvolvida em parceria com o laboratório alemão BioNTech, para os países da União Europeia.   

A notícia foi divulgada nesta sexta-feira (15) pelo Instituto de Saúde Pública da Noruega e confirmada depois pela empresa.   

Segundo a nota norueguesa, a diminuição ocorre "para uma readequação" da capacidade de produção das vacinas e o país terá uma redução de 17,8% na entrega das próximas semanas.   

Recentemente, a Pfizer e a BioNTech tinham informado que aumentariam a capacidade de produção de vacinas anti-Covid em 2021 de 1,3 bilhão de doses para dois bilhões. No entanto, a empresa não informou como cada país do bloco será afetado.   

Após a publicação do governo de Oslo, também a Alemanha confirmou que foi notificada que haverá uma redução nas entregas das doses do imunizante nas "próximas três a quatro semanas".   

Um grupo de seis ministros da Saúde - Dinamarca, Estônia, Finlândia, Letônia, Lituânia e Suécia - enviou uma carta para a Comissão Europeia para exprimir "graves preocupações" com os atrasos nas entregas, classificando a medida como "inaceitável" e passível de "diminuir a credibilidade do processo de vacinação".   

A BNT 162b foi a primeira vacina contra o coronavírus Sars-CoV-2 liberado na União Europeia e vem sendo aplicada desde 26 de dezembro. O bloco comprou 300 milhões de doses do imunizante.   

(ANSA).   

Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.