PUBLICIDADE
Topo

Alpinistas conquistam topo do K2 no inverno pela 1ª vez

18/01/2021 13h26

ROMA, 18 JAN (ANSA) - Uma equipe nepalesa de alpinismo alcançou neste sábado (16) o topo da perigosa montanha K2, que possui 8,6 mil metros, pela primeira vez durante o inverno.   

A montanha, que é a segunda mais alta do mundo, era a única com mais de oito mil metros que nunca havia sido escalada até o topo no inverno.   

"Este é o maior marco na história do montanhismo, é um bom exemplo de trabalho em equipe. Tudo isso é graças à montanha por conceder essa escalada, 'se a montanha permite escalar, ninguém te impede'", disse o líder da expedição, Chhang Dawa Sherpa.   

O chefe da equipe nepalesa confirmou que os escaladores chegaram ao cume do K2 por volta das 17 horas (local). Ele também revelou que a complexa fase de descida está em andamento.   

"É o K2 e é inverno, muitas coisas incertas ainda podem acontecer, nunca se sabe. Espero que todos desçam em segurança", disse Dawa Sherpa.   

Entre os escaladores da equipe também está Nirmal Purja, famoso por ter escalado as 14 montanhas de oito mil metros no tempo recorde 189 dias.   

Alpinista morto O alpinista espanhol Sergi Mingote morreu após uma queda nas encostas do K2 no Paquistão. O acidente ocorreu entre os acampamentos 1 e de base avançada, enquanto o montanhista estava empenhado na descida da montanha.   

A notícia foi confirmada por Dawa Sherpa, mas Mingote não fazia parte do grupo nepalês que conseguiu chegar ao topo do K2.   

(ANSA).   

Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.