Topo

Polícia italiana encontra quadro do século 14 em Nápoles

19/01/2021 12h16

NÁPOLES, 19 JAN (ANSA) - Policiais italianos encontraram no último fim de semana um quadro do século 14 que havia sido furtado de uma basílica de Nápoles.   

A tela, um "Salvator Mundi" de escola leonardesca atribuído a Girolamo Alibrandi (1470-1524), estava escondida em um apartamento na maior cidade do sul da Itália, e o proprietário do imóvel foi detido sob a acusação de receptação.   

O quadro pertence ao museu Doma, da Basílica de San Domenico Maggiore, mas, segundo a polícia, ninguém havia se dado conta do furto porque a sala de exposição está fechada há três meses devido à pandemia do novo coronavírus.   

"Não havia uma denúncia a respeito, e o prior [da basílica] não sabia do desaparecimento, já que a sala onde [o quadro] é conservado está fechada há três meses", disse o procurador Giovanni Melillo.   

"É possível que tenha sido um furto comissionado por uma organização dedicada ao comércio internacional de arte", acrescentou. Já o delegado Alessandro Giuliano afirmou que a operação permitiu "restituir um bem de grande importância para Nápoles".   

"Resolvemos um caso antes mesmo que ele se criasse, visto que não havia denúncia", ressaltou. A polícia não explicou como chegou até o apartamento onde estava a pintura. (ANSA).   

Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.