Topo

Trump deixa Casa Branca em direção à Flórida

20/01/2021 11h20

SÃO PAULO, 20 JAN (ANSA) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, deixou a Casa Branca de helicóptero na manhã desta quarta-feira (20), rompendo uma tradição centenária de participar da posse do sucessor.   

O helicóptero decolou dos jardins da residência presidencial por volta de 8h15 (10h15 em Brasília), horas antes da chegada do democrata Joe Biden. Trump embarcou acompanhado de sua esposa, Melania, e viajará para a Flórida.   

O magnata é o primeiro presidente desde 1869, com Andrew Johnson, a não participar da cerimônia de posse de seu sucessor.   

Trump até hoje alega ter sido vítima de fraude nas eleições, embora nunca tenha apresentado provas de suas denúncias.   

Nos últimos dias, no entanto, ele deixou de disseminar informações falsas após ter sido bloqueado nas principais redes sociais. Em 6 de janeiro, apoiadores do republicano invadiram o Capitólio para tentar impedir a certificação da vitória de Biden.   

O episódio motivou a abertura de um processo de impeachment contra o magnata, que é acusado de incitar uma insurreição. O julgamento no Senado vai acontecer mesmo após a posse de Biden e pode culminar na cassação dos direitos políticos de Trump.   

(ANSA).   

Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.