Topo

Em dia de consultas,Mattarella recebe líderes da Câmara e Senado

27/01/2021 17h24

ROMA, 27 JAN (ANSA) - O presidente da Itália, Sergio Mattarella, realizou nesta quarta-feira (27) a primeira rodada de consultas parlamentares para verificar se existe a possibilidade de formar um novo governo no país ou se será necessário antecipar as eleições.   

Nesta tarde, o líder italiano se reuniu com os presidentes do Senado, Elisabetta Casellati, e da Câmara dos Deputados, Roberto Fico, além de conversar por telefone com o ex-presidente Giorgio Napolitano (2006-2015).   

A primeira a ser consultada foi Casellati, que permaneceu no Palácio do Quirinal por cerca de 30 minutos. Segundo fontes, o diálogo foi intenso. No entanto, ela não quis se pronunciar "por conta da delicada fase do país e da política e em conformidade com a prática institucional".   

O Senado é um dos entraves, já que o primeiro-ministro demissionário, Giuseppe Conte, conquistou apenas uma maioria relativa ao receber o voto de confiança após a crise instaurada pela saída do partido Itália Viva (IV), do ex-premiê Matteo Renzi, da base aliada.   

A conversa do líder da Câmara dos Deputados, por sua vez, teve uma duração maior e, ao término, Fico afirmou que "todos trabalham para o bem do país".   

Até agora, nenhum comunicado oficial sobre os encontros foi divulgado.   

As reuniões para analisar se há uma solução política para a crise após a renúncia de Conte serão retomadas amanhã de manhã, às 10h (horário local). Entre os grupos parlamentares esperados para a segunda rodada estão o Partido Democrático (PD ) e o Itália Viva. As consultas serão realizadas até a próxima sexta-feira (29), e a decisão do presidente da República deverá ser anunciada no sábado (30). (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.