Topo

Esse conteúdo é antigo

Papa Francisco chega ao Iraque para visita inédita

05/03/2021 08h31

BAGDÁ, 5 MAR (ANSA) - O papa Francisco desembarcou em Bagdá, capital do Iraque, dando início a uma inédita viagem de um pontífice ao país.   

Jorge Bergoglio voou em um Airbus A330 da companhia aérea italiana Alitalia, que aterrissou na capital iraquiana por volta de 14h (horário local) desta sexta-feira (5).   

"Essa é uma viagem emblemática, um dever com uma terra martirizada durante muitos anos", disse Francisco aos jornalistas ainda no avião papal. O voo manteve protocolos sanitários, como uso obrigatório de máscaras, apesar de toda a comitiva do Vaticano estar vacinada.   

Além de Bagdá, Bergoglio passará por Najaf, onde se reunirá com o influente clérigo xiita Ali al-Sistani; pela planície do Ur, terra natal de Abraão na tradição bíblica; por Irbil, no Curdistão; por Mosul, antiga "capital" do Estado Islâmico no Iraque; e por Qaraqosh, maior cidade cristã do país e também devastada pelo EI.   

Essa é a primeira viagem internacional do Papa desde a eclosão da pandemia do novo coronavírus, que passa por um momento de crescimento dos casos no Iraque. O país contabiliza até agora 714 mil contágios e 13,5 mil mortes, segundo a Universidade Johns Hopkins.   

De acordo com o Vaticano, não haverá aglomerações nos compromissos de Francisco, embora esteja prevista uma missa para 10 mil pessoas em Irbil. (ANSA).   

Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.