PUBLICIDADE
Topo

Conteúdo publicado há
1 mês

Papa Francisco tem encontro histórico com líder xiita no Iraque

06/03/2021 09h07

NAJAF, 6 MAR (ANSA) - O papa Francisco teve um encontro histórico neste sábado (6) com o principal líder xiita do Iraque, o grande aiatolá Ali al-Sistani, na residência do religioso muçulmano em Najaf, cidade que fica no sul do país.   

A visita durou cerca de 45 minutos e, segundo o diretor da sala de imprensa do Vaticano, Matteo Bruni, os dois líderes reforçaram "a importância da colaboração e da amizade entre as comunidades religiosas porque, cultivando o respeito recíproco e o diálogo, podemos contribuir para o bem do Iraque, da região e de toda a humanidade".   

Conforme Bruni, Francisco aproveitou a ocasião para agradecer al-Sistani porque, ao lado da comunidade xiita, "perante à violência e às grandes dificuldades dos anos passados, usou a sua voz em defesa dos mais fracos e perseguidos, afirmando a sacralidade da vida humana e da importância da unidade do povo iraquiano".   

A mensagem do Vaticano termina dizendo que o Pontífice ainda assegurou sua oração pra Deus para que haja um "futuro de paz e de fraternidade para a amada terra iraquiana, o Oriente Médio e para o mundo inteiro".   

Além da importância no campo religioso para os muçulmanos, al-Sistani também tem muito poder político, fazendo com que a população xiita ajudasse a derrubar o governo do Iraque há dois anos bem como organizando grupos civis que lutaram contra os extremistas do Estado Islâmico desde 2014.   

A reunião é a primeira de um Papa com um líder xiita e era considerada uma das principais passagens da viagem de Jorge Mario Bergoglio no Iraque. O chefe da Igreja Católica continua no país até o dia 8 de março. (ANSA).   

Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.