Topo

Esse conteúdo é antigo

Após 5 anos, Irã liberta inglesa acusada de espionagem

Foto sem data mostra shows Nazanin Zaghari-Ratcliffe com sua filha Gabriella - Free Nazanin campaign/Divulgação/AFP
Foto sem data mostra shows Nazanin Zaghari-Ratcliffe com sua filha Gabriella Imagem: Free Nazanin campaign/Divulgação/AFP

07/03/2021 11h02

TEERÃ, 7 MAR (ANSA) - Após cinco anos, a anglo-iraniana Nazanin Zaghari-Ratcliffe foi libertada da prisão neste domingo (7), informou o advogado da mulher acusada de espionagem, Hojjat Kermani, à agência de notícias local Irna.

No entanto, Zaghari-Ratcliffe não poderá deixar o país porque o governo do Irã fez uma nova acusação contra ela. Segundo Kermani, ele ainda não sabe por qual motivo a anglo-iraniana foi acusada novamente, mas ela deverá comparecer ao tribunal de Teerã no próximo domingo (14).

A emissora "BBC" informou que ela foi acusada de "propaganda contra o sistema" por ter participado, em 2009, de uma manifestação contra o governo iraniano em frente à embaixada do país na capital britânica e por ter dado uma entrevista à própria emissora pouco depois.

Zaghari-Ratcliffe foi presa em abril de 2016 após ter saído de Londres, no Reino Unido, onde morava com seu marido, para visitar seus pais no Irã. A mulher estava viajando com a filha recém-nascida Gabriella, que acabou ficando na casa dos avós. Ela sempre negou as alegações de ser uma espiã, mas a acusação foi confirmada pela Justiça local.

O ministro das Relações Exteriores do Reino Unido, Dominic Raab, considerou como "cruéis e intoleráveis" as novas acusações contra a mulher. O político ainda intimou o Irã a restituir totalmente a liberdade de Zaghari-Ratcliffe para que ela possa voltar à viver com sua família em Londres.