Topo

Esse conteúdo é antigo

Prefeito italiano renuncia por escândalo de fura-filas da vacina

07/03/2021 10h44

CORLEONE, 7 MAR (ANSA) - O prefeito da cidade de Corleone, na Itália, Nicolò Nicolosi, anunciou sua renúncia neste domingo (7) após um escândalo envolvendo a aplicação de vacinas anti-Covid em políticos e assessores fora das listas prioritárias de imunização.   

Os carabineiros da divisão de crimes em saúde (NAS) notificaram a Procuradoria de Termini Imerese que o prefeito e um grupo de assessores receberam a vacina anti-Covid na metade do mês de fevereiro mesmo sem fazerem parte do grupo prioritário determinado pelo Ministério da Saúde.   

Conforme a investigação em 200 das 800 doses aplicadas na localidade, ao menos seis foram irregulares.   

A princípio, Nicolosi, que tem 79 anos, afirmou que havia se vacinado porque "o prefeito é uma autoridade sanitária do território" e que tinha informado o governador da região da Sicília, Nello Musumeci.   

"Eu enviei uma carta ao governador Musumeci dizendo que os prefeitos e os gestores deveriam ser vacinados ao lado dos trabalhadores da saúde. De resto, não se entende porque os prefeitos e os gestores não entraram nas categorias prioritárias visto que o prefeito é a primeira autoridade sanitária no território e que os assessores, nesse período de fechamento e trabalho remoto, trabalharam para não parar a máquina administrativa", disse Nicolosi.   

A Itália priorizou os profissionais da saúde e os idosos, baixando gradualmente as faixas etárias, na vacinação contra o coronavírus Sars-CoV-2. Na segunda fase, estão os professores e demais profissionais da educação, os policiais e equipes que trabalham com segurança, e presidiários e funcionários dos centros de detenção. (ANSA).   

Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.