Papa Francisco envia mensagem para Julian Assange
O fundador do Wikileaks, Julian Assange, recebeu uma mensagem do papa Francisco, informou a companheira do australiano, Stella Moris, hoje.
Moris não revelou o conteúdo da mensagem enviada pelo Pontífice, mas agradeceu o apoio de católicos e cristãos.
"Depois de uma noite difícil, Julian acordou com uma mensagem gentil e pessoal do papa Francisco entregue na parta de sua cela pelo padre da prisão", escreveu Moris.
Assange está detido na prisão de segurança máxima de Belmarsh, a sudeste de Londres. Sem acusações pendentes no Reino Unido, o australiano aguarda a resolução do processo de extradição movido pelos Estados Unidos. No país, ele é acusado por 17 crimes federais de espionagem e por divulgação de documentos secretos das Forças Armadas.
"Como família, agradecemos à comunidade católica e cristã por suas mobilizações pela liberdade de Assange", escreveu Moris em suas redes sociais.
Em janeiro, a Justiça do Reino Unido rejeitou um pedido da defesa do fundador do Wikileaks para ele ser libertado sob fiança. Além disso, também negou a extradição de Assange para os Estados Unidos, dizendo que o ativista poderia se suicidar se fosse transferido para território norte-americano.
No ano de 2010, Assange usou o Wikileaks para publicar milhares de documentos que mostravam os militares norte-americanos cometerem crimes de guerra contra civis no Iraque e no Afeganistão.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.