Topo

Esse conteúdo é antigo

FMI sugere impostos sobre ricos para financiar luta anti-Covid

07/04/2021 10h41

NOVA YORK, 7 ABR (ANSA) - Um relatório divulgado nesta quarta-feira (7) pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) recomendou que os países considerem aumentar os impostos sobre os mais ricos para financiar o combate aos efeitos da pandemia de Covid-19.   

A sugestão está no Monitor Fiscal da instituição, que enfatiza a necessidade de os governos manterem os gastos, mas alerta que o aumento das dívidas públicas dificulta o trabalho dos legisladores.   

"Para ajudar a atender às necessidades de financiamento relacionadas à pandemia, legisladores poderiam considerar uma contribuição temporária para a recuperação pós-Covid-19, cobrada sobre fortunas ou altos rendimentos", diz o relatório.   

Além disso, o FMI afirmou que os investimentos em vacinas contra o novo coronavírus "mais do que se pagam" e ressaltou que o fim da pandemia continua sendo "crucial" para uma sólida recuperação da economia global.   

Em seu último relatório de projeções, o fundo estima um crescimento de 6,0% no produto interno bruto (PIB) do planeta em 2021, estimativa 0,5 ponto percentual maior que a previsão anterior. (ANSA).   

Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.