Topo

Esse conteúdo é antigo

Equador e Peru vão às urnas para escolher novos presidentes

11/04/2021 15h01

BUENOS AIRES, 11 ABR (ANSA) - Os eleitores peruanos e equatorianos vão às urnas neste domingo (11) para eleger novos presidentes. Este é o segundo turno no Equador, mas, no Peru, o pleito poderá ser concluído somente no dia 6 de junho, data prevista para o segundo dia de votação.   

As eleições nos dois países da América do Sul são realizadas em meio ao agravamento da pandemia do novo coronavírus, além da crise econômica.   

No território peruano, o primeiro turno da eleição é disputado por 18 candidatos, sendo que nenhum deles apresentou mais de 10% das intenções de votos em pesquisa na véspera.   

O embate é liderado pela filha do ex-ditador Alberto Fujimori, Keiko Fujimori, e o professor e radical de esquerda Pedro Castillo. A política, no entanto, aparece um pouco à frente nas pesquisas, mas tudo indica que haverá um segundo turno.   

Para analistas, a única certeza é que o sucessor do presidente interino, Francisco Sagasti, só poderá ser eleito na votação marcada para 6 de junho, na qual contará com pelo menos sete líderes políticos na disputa.   

Já no Equador, o pleito de hoje definirá o vencedor da disputa entre o progressista Andrés Arauz e o conservador Gullermo Lasso.   

Os dois candidatos equatorianos estão comprometidos em conquistar os votos do eleitorado indígena que havia apoiado o concorrente Yaku Perez, terceiro colocado no primeiro turno.   

(ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.