Topo

Esse conteúdo é antigo

Economia da China tem crescimento recorde no 1º trimestre

16/04/2021 11h14

PEQUIM, 16 ABR (ANSA) - A economia da China deu mais um sinal de retomada e bateu recorde de crescimento no primeiro trimestre, com alta de 18,3% na comparação com o mesmo período do ano passado.   

No trimestre inicial de 2020, o produto interno bruto (PIB) chinês havia despencado 6,8% na base anual, primeiro resultado negativo no país desde o início da série histórica, em 1992.   

De acordo com o Gabinete Nacional de Estatística, o crescimento no primeiro trimestre de 2021 em relação aos três meses anteriores foi de 0,6%.   

A China é a única entre as grandes economias do mundo a ter registrado crescimento no ano passado (2,3%), ainda que esse tenha sido seu pior resultado em mais de quatro décadas.   

"A economia nacional teve um bom início", comentou o porta-voz do Gabinete Nacional de Estatística, Liu Aihua, admitindo, no entanto, que boa parte do resultado se deve à contração histórica do primeiro trimestre de 2020.   

A China prevê uma expansão de 6% no PIB em 2021, primeiro ano do novo plano econômico quinquenal do governo, que se baseia no incentivo ao consumo interno e na produção de alto valor agregado. (ANSA).   

Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.