Topo

Esse conteúdo é antigo

Rússia responde sanções e expulsará 10 diplomatas americanos

16/04/2021 13h32

MOSCOU, 16 ABR (ANSA) - O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, anunciou nesta sexta-feira (16) que o governo publicará ainda hoje uma série de sanções contra os Estados Unidos equivalentes às aplicadas pelo governo de Joe Biden. Entre elas, está a expulsão de 10 diplomatas.   

"Dez diplomatas estão em uma lista que os EUA enviaram para nós pedindo garantia de que eles deixarão os Estados Unidos. Nós vamos dar a mesma resposta a isso. Nós também vamos pedir para que dez diplomatas deixem o nosso país", disse Lavrov em coletiva de imprensa repercutida pelas agências Tass e Ria Novosti.   

Ainda conforme Lavrov, Moscou proibirá a contratação de cidadãos norte-americanos para trabalhar em missões estrangeiras da Rússia, criando uma paridade com as práticas adotadas por Washington e que causam "viagens ilimitadas e não controladas".   

No entanto, o ministro reconheceu que o país não tem como responder na mesma intensidade as sanções que afetam diretamente a dívida pública russa, mas que o impacto dessas medidas serão cobertos pelo Ministério da Economia.   

Nesta quinta-feira (15), o governo Biden anunciou uma série de sanções que atingem 32 pessoas e organizações russas, além da expulsão dos diplomatas. A ordem executiva proíbe ainda que instituições financeiras norte-americanas comprem títulos de dívidas emitidos pela Rússia depois de 14 de junho.   

A motivação para a punição foi porque Washington culpou Moscou por fazer um ataque contra as eleições norte-americanas de novembro do ano passado. A Inteligência norte-americana ainda culpou o Serviço de Inteligência Estrangeiro de Moscou (SVR) de ter realizado um grande ataque hacker envolvendo a empresa SolarWinds, que fornece um software para empresas e organizações públicas gerenciarem suas redes de computadores. (ANSA).   

Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.