Topo

Esse conteúdo é antigo

Áustria compra 1 milhão de doses da vacina russa Sputnik V

19/04/2021 11h03

MOSCOU, 19 ABR (ANSA) - A Áustria anunciou a compra de um milhão de doses da vacina russa anti-Covid Sputnik V, anunciou o chanceler Sebastian Kurz nesta segunda-feira (19). No entanto, o imunizante só será usado na população após a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) autorizar a aplicação.   

"Nós esperamos pela aprovação rápida da EMA porque cada dose adicional de vacina vai nos ajudar a salvar vidas, garantir empregos e retornar para a vida normal o mais rápido possível", disse Kurz.   

O processo de análise de documentação está em andamento na agência europeia, mas ainda não há previsão de quando a vacina será liberada. Atualmente, o país aplica os imunizantes da Pfizer/BioNTech, da Moderna e da AstraZeneca/Universidade de Oxford.   

Com a compra, a Áustria se torna o segundo país da UE a adquirir a vacina produzida pelo Instituto Gamaleya de Pesquisa em Epidemiologia e Microbiologia. Porém, a Hungria não aguardou o parecer dos europeus, apenas de sua agência nacional, e já aplica há meses as doses.   

A Sputnik V não está no portfólio das vacinas que a União Europeia irá comprar como bloco e, por isso, seus países-membros estão livres para adquirir as doses. (ANSA).   

Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.