Topo

Esse conteúdo é antigo

Pfizer vai entregar mais 100 milhões de doses à UE em 2021

19/04/2021 10h26

ROMA, 19 ABR (ANSA) - A farmacêutica Pfizer anunciou nesta segunda-feira (19) que entregará 100 milhões de doses a mais da vacina anti-Covid Cominarty à União Europeia ainda em 2021. A adição veio porque o bloco europeu optou por exercer a opção de compra adicional prevista no contrato assinado em 17 de fevereiro de 2021.   

Assim, a empresa norte-americana entregará 600 milhões de doses do imunizante até o fim do ano aos países do bloco, o que é capaz de proteger 300 milhões de cidadãos - ao todo, a UE tem cerca de 446 milhões de habitantes.   

A parceria com a Pfizer, que produz sua vacina em parceria com o laboratório alemão BioNTech, vem sendo reforçada nas últimas semanas por conta da empresa estar entregando e adiantando envios das doses para os países do bloco, que sofrem com atrasos de outras fornecedoras, como no caso da AstraZeneca, que produz a Vaxzevria com a Universidade de Oxford.   

Na última semana, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, anunciou que já foram iniciadas tratativas para a compra de mais 1,8 bilhão de doses da Cominarty para o período entre 2021 e 2023.   

Além disso, diversas fontes europeias vêm destacando que o foco do bloco serão as vacinas de RNA mensageiro (mRNA) que, apesar de serem mais caras, se apresentaram como menos propensas a causar reações adversas graves. (ANSA).   

Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.