Topo

Esse conteúdo é antigo

Itália recomenda vacina da Janssen para maiores de 60 anos

20/04/2021 15h13

ROMA, 20 ABR (ANSA) - As autoridades sanitárias da Itália recomendaram nesta terça-feira (20) o uso da vacina anti-Covid da Janssen, braço da Johnson & Johnson, apenas para idosos maiores de 60 anos de idade.   

A orientação foi divulgada pelo Ministério da Saúde da Itália e pela Agência Italiana de Medicamentos (AIfa) após a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) reconhecer a "possível ligação" entre o imunizantes e os eventos "muito raros" de trombose cerebral e coágulos registrados em oito recém-vacinados nos Estados Unidos.   

Apesar disso, o comitê de segurança do órgão (Prac) afirmou que, por conta dos benefícios superarem os riscos, não há nenhuma recomendação de restrição na aplicação da vacina.   

"Como esperado, a EMA e a FDA trocaram informações aprofundadas sobre a Johnson & Johnson e concluíram que os raros casos de trombose estão no limite da avaliação, senão desprezíveis", afirmou Nicola Magrini, diretor da Aifa.   

Segundo o executivo italiano, "a vacina é para todos e a Itália a coloca na faixa dos idosos, onde os benefícios são certamente maiores do que os riscos".   

A decisão divulgada pela Itália é a mesma tomada para a utilização da vacina contra o novo coronavírus Sars-CoV-2 desenvolvida pela Universidade de Oxford e da AstraZeneca, uma vez que casos raros de trombose também foram relatados em indivíduos que receberam o fármaco.   

A aprovação do uso do imunizante de dose única da Janssen pode ser considerada um impulso para a campanha de vacinação no território italiano, onde as primeiras 184 mil ampolas da empresa chegaram e foram armazenadas por vários dias.   

O comissário para a emergência sanitária na Itália, Francesco Figliuolo, pediu, inclusive, para todas as regiões do país vacinarem os idosos acima de 60 anos e cidadãos frágeis "em uma proporção que garanta sua segurança". (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.