Topo

Esse conteúdo é antigo

YouTube remove vídeo em que Bolsonaro defende remédio ineficaz

20/04/2021 14h30

SÃO PAULO, 20 ABR (ANSA) - O YouTube removeu nesta segunda-feira (19), pela primeira vez, um vídeo do canal do presidente Jair Bolsonaro por violar a política da plataforma sobre compartilhamento de informação incorreta sobre o novo coronavírus Sars-CoV-2.   


O conteúdo retirado do ar diz respeito a uma das lives semanais transmitida pelo mandatário no último dia 14 de janeiro, período em que Manaus enfrentava um colapso do sistema de saúde por conta do aumento de casos de Covid-19.   


Na gravação feita ao lado do então ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, Bolsonaro defende a existência de um tratamento precoce contra o coronavírus e recomenda o uso de hidroxicloroquina e ivermectina, medicamentos sem eficácia comprovada contra a doença.   


"Se fosse esperar uma comprovação científica, teriam morrido quantas pessoas naquela Gerra do Pacífico, que não morreram. É a mesma coisa o tratamento precoce da Covid com hidroxicloroquina, com ivermectina, uma tal da anitta, mais azitromicina, mais vitamina D", diz um trecho do vídeo.   


Em um determinado momento, Bolsonaro alega que a utilização desses medicamentos "não faz mal". "Se, lá na frente, for comprovado que não surtia efeito, que não vai acontecer porque, repito, nesse prédio que eu tô aqui, mais de 200 pessoas contraíram Covid, e foram tratadas precocemente, nenhuma foi para o hospital".   


Além disso, o líder brasileiro questionou o uso de máscara de proteção e as regras de isolamento social. Ambas medidas são as principais recomendações para evitar a propagação da Covid-19.   


A remoção do vídeo ocorre após o YouTube divulgar na última sexta-feira (16) que "canais que publicarem conteúdos que desrespeitem a regra terão o material removido". A medida também será tomada de forma retroativa.   


Apesar da nova política da plataforma sobre a Covid-19, ao menos outros três vídeos compartilhados no canal de Bolsonaro sobre medicamentos sem eficácia ainda estão disponíveis nesta terça (20). Trata-se das lives de 9 de julho de 2020, 10 de dezembro de 2020 e 15 de abril de 2021. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.