Topo

Esse conteúdo é antigo

Papa e presidente da Argentina debatem pandemia e pobreza

13/05/2021 09h23

CIDADE DO VATICANO, 13 MAI (ANSA) - O papa Francisco recebeu nesta quinta-feira (13) o presidente da Argentina, Alberto Fernández, na sala da Biblioteca do Palácio Apostólico, informou o Vaticano.   

O encontro durou cerca de 25 minutos e ambos discutiram temas atuais, como o combate à pandemia de Covid-19 e à pobreza. Após se reunir com Jorge Mario Bergoglio, o mandatário também teve uma conversa formal com o secretário de Estado, cardeal Pietro Parolin.   

"Ao longo das conversas com os superiores da Secretaria de Estado, foi expressada a satisfação pelas boas relações bilaterais existentes e a intenção de desenvolver ainda mais a colaboração nos setores de mútuo interesse. Também focamos na situação do país, com particular referência à alguns problemas como a gestão da emergência pandêmica, a crise econômico-financeira e a luta contra a pobreza, destacando, em tal contexto, a significativa contribuição que a Igreja Católica ofereceu e continua a oferecer", disse em nota o Vaticano.   

O comunicado destaca que os debates também "evocaram algumas temáticas de caráter regional e internacional", sem citar quais foram os assuntos específicos.   

Ainda conforme as informações oficiais, os dois líderes trocaram presentes.   

Fernández doou ao Papa alguns livros, uma estola, uma estátua de São José com Jesus nos braços, e hóstias e mel produzidos por cooperativas argentinas.   

Por sua vez, o líder católico deu um mosaico que mostra a imagem de um homem e uma mulher que respondem ao convite de Deus e cultivam a terra com cuidado. "O fruto da terra é do trabalho do homem torne-se para nós alimento da vida eterna", diz a imagem.   

Bergoglio ainda deu para Fernández as suas encíclicas publicadas e a última mensagem pelo Dia Mundial da Paz.   

Essa é a segunda vez que o presidente argentino se reúne com Francisco no Vaticano. A primeira ocorreu em janeiro do ano passado, pouco mais de um mês após a eleição do mandatário.   

(ANSA).   

Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.