Topo

Esse conteúdo é antigo

Presidente italiano condena intolerância no Dia contra Homofobia

17/05/2021 09h21

ROMA, 17 MAI (ANSA) - O presidente da Itália, Sergio Mattarella, publicou uma mensagem nesta segunda-feira (17) pelo Dia Internacional contra a Homofobia e condenou a "intolerância" existente na sociedade.   

"O dia contra a homofobia, a transfobia e a bifobia é a ocasião para reafirmar a rejeição absoluta de qualquer forma de discriminação e intolerância e, também, para reafirmar a centralidade do princípio da igualdade firmado na nossa Constituição e na Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia", afirmou Mattarella.   

Segundo o líder italiano, "atitudes pessoais e orientação sexual não podem constituir motivo para agredir, zombar e negar o respeito à dignidade humana" porque, além da dor física, isso também constitui uma ameaça "à convivência democrática".   

"A ferida causada em uma pessoa ofende a liberdade de todos. E, infelizmente, não são poucos os episódios de violência moral e física que atingem as vítimas, ofendendo a sociedade inteira.   

Solidariedade, respeito, inclusão, como também mostraram as ações de combate à pandemia [de Covid-19], são vetores potentes de coesão social e segurança", finalizou Mattarella.   

A Itália está debatendo uma lei nacional que criminaliza a homofobia e transfobia e a equipara aos atos de violência e discriminação por motivos étnicos, raciais ou religiosos. O projeto tem como relator Alessandro Zan, do Partido Democrático, de centro-esquerda. (ANSA).   

Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.