Topo

Esse conteúdo é antigo

'Marco zero' da covid-19 na Itália tem primeiro dia sem casos desde 2020

Situada na Lombardia, Codogno tem 16 mil habitantes - Emanuele Cremaschi/Getty Images
Situada na Lombardia, Codogno tem 16 mil habitantes Imagem: Emanuele Cremaschi/Getty Images

Em Milão (Itália)

15/06/2021 15h54Atualizada em 15/06/2021 17h16

Marco zero da pandemia na Itália, a cidade de Codogno comemorou hoje o primeiro dia sem registrar novos casos de covid-19 desde fevereiro de 2020.

O anúncio foi feito pelo prefeito do município italiano, Francesco Passerini, após atualização diária da ATS (Agência de Tutela da Saúde). "Isso não acontecia desde o dia 20 de fevereiro do ano passado", disse.

"Há vários dias que acompanhamos a situação na espera de chegar a este marco, que é mais um passo em direção à normalidade", afirmou Passerini, enfatizando que "este é um sonho" esperado há quase 16 meses.

Situada na Lombardia, Codogno tem 16 mil habitantes e descobriu os primeiros casos de transmissão interna do Sars-CoV-2 na Itália, na madrugada entre 20 e 21 de fevereiro do ano passado.

A cidade foi colocada em lockdown no dia 23, inclusive com toque de recolher, e permaneceu nessa condição até 8 de março, quando o então primeiro-ministro Giuseppe Conte editou um decreto impondo restrições à circulação na Lombardia e em províncias de outras regiões.

Desde então, a Itália acumula 1271, mil mortes e 4,3 milhões de casos na emergência sanitária, mas passa por uma fase de relaxamento das medidas de restrição.