Topo

Esse conteúdo é antigo

Manifestantes colombianos derrubam estátua de Cristóvão Colombo

O ato fez parte das manifestações contra o governo que ocorrem há meses em muitas cidades do país - Mery Grandos Herrera/AFP
O ato fez parte das manifestações contra o governo que ocorrem há meses em muitas cidades do país Imagem: Mery Grandos Herrera/AFP

29/06/2021 15h51

Um grupo de manifestantes colombianos derrubou uma estátua do navegador e explorador italiano Cristóvão Colombo em Barranquilla nesta segunda-feira (28).

Segundo o jornal "El Heraldo", a estátua havia sido doada pela comunidade italiana na cidade em 1892 para marcar os 400 anos da descoberta da América.

O ato fez parte das manifestações contra o governo que ocorrem há meses em muitas cidades do país. Além de derrubarem o monumento, o grupo ainda escreveu "aqui caem os assassinos" e "pelos nossos mortos" no que restou da estátua.

A ação ocorre cerca de 20 dias depois do Ministério da Cultura retirar uma estátua que representava Colombo e a rainha Isabel dos arredores do aeroporto de Bogotá. Também a obra tinha sido alvo de manifestantes, mas a polícia interveio e impediu a derrubada.

Em abril, em um protesto de membros da etnia indígena Misk derrubou a estátua do explorador espanhol Sebastián de Belalcázar em Cali.