Topo

Esse conteúdo é antigo

Presidente da Tunísia demite funcionários de alto escalão

28/07/2021 11h35

TÚNIS, 28 JUL (ANSA) - Após ter destituído o premiê Hichem Mechichi e fechado o Parlamento por 30 dias, o presidente da Tunísia, Kais Saied, demitiu nesta quarta-feira (28) cerca de 20 funcionários de alto escalão do governo.   

Entre eles estão o procurador-geral militar Taoufik Ayouni, o secretário-geral Walid Dhahbi e o presidente da Autoridade-Geral dos Mártires da Revolução, Abderrazek Kilani. Além disso, Saied revogou a imunidade de parlamentares e assumiu poderes judiciais.   

No último domingo (25), o presidente já havia demitido o premiê Mechichi e anunciado a suspensão dos trabalhos do Parlamento, levantando preocupações sobre o futuro da única democracia a emergir da Primavera Árabe.   

O partido islamita Ennahda, dono da maior bancada no Parlamento, acusou o presidente de orquestrar um golpe de Estado e prometeu reagir. O mandatário, por sua vez, alega que tem respaldo da Constituição para suas ações, que foram tomadas após uma jornada de protestos contra o governo por causa da crise econômica e da gestão da pandemia de Covid-19.   

Saied é apenas o segundo presidente eleito por voto universal na Tunísia, país que vive um cenário de inflação galopante, desemprego elevado e crescimento nos casos e mortes pelo novo coronavírus.   

Apesar de ter iniciado um percurso democrático após a Primavera Árabe, a Tunísia conviveu na última década com uma perene instabilidade política que sempre bloqueou esforços para relançar a economia. (ANSA).   

Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.