Topo

Esse conteúdo é antigo

Alemanha aplicará 3ª dose em idosos a partir de setembro

02/08/2021 14h50

BERLIM, 2 AGO (ANSA) - O governo alemão decidiu nesta segunda-feira (2) que aplicará a terceira dose de vacina contra a Covid-19 em idosos e pessoas vulneráveis a partir do dia 1º de setembro.   

O anúncio foi feito pelo ministro da Saúde alemão, Jens Spahn, que afirmou estar preocupado com a possibilidade de "uma resposta imunológica enfraquecida" contra o novo coronavírus entre os cidadãos.   

Segundo ele, o novo reforço, com doses da Pfizer ou Moderna, também será ofertado para quem já recebeu duas doses da AstraZeneca ou uma da Janssen.   

"As vacinações de reforço serão feitas com uma das duas vacinas de RNA mensageiro", informou o ministério, que afirma que esta decisão é "do interesse da atenção sanitária preventiva", além de considerar as preocupações sobre uma "resposta imunológica reduzida ou em rápida diminuição" em pessoas vulneráveis.   

As autoridades de saúde ainda recomendaram a vacinação para crianças e adolescentes de 12 a 17 anos. "Quem quiser pode ser vacinado no verão. Temos vacina suficiente para todas as faixas etárias", disse Spahn.   

Estudos recentes revelam que a imunidade oferecida pela vacinação anti-Covid diminui com o tempo, colocando pessoas vulneráveis novamente em risco. Apesar da Alemanha ter, atualmente, uma taxa de contaminação mais baixa do que os países vizinhos, os casos aumentaram nas últimas semanas devido à propagação da variante Delta. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.