Topo

Esse conteúdo é antigo

Califórnia vota a favor da permanência do governador Newsom

Newsom teve aprovação da maioria dos eleitores do estado para permanecer no poder - Gabriela Bhaskar/Reuters
Newsom teve aprovação da maioria dos eleitores do estado para permanecer no poder Imagem: Gabriela Bhaskar/Reuters

15/09/2021 11h50

O governador da Califórnia, Gavin Newsom, teve aprovação da maioria dos eleitores do estado para permanecer no poder, informam as projeções das emissoras norte-americanas hoje. Com cerca de 67% das urnas apuradas, o voto "sim" já tem mais de 64% das cédulas contadas no recall.

"Os nossos eleitores disseram sim à ciência, à vacina, ao direito de votar sem medo, à diversidade, à inclusão e aos direitos das mulheres. Muito obrigado a todos", disse Newsom em seu discurso da vitória.

Essa foi a primeira vez em 18 anos que houve uma votação de "recall" na Califórnia, uma espécie de referendo sobre a atuação de um governador.

A votação foi requisitada pelos republicanos, liderados pelo ex-policial Orrin Heatlie, que consideravam as medidas tomadas por Newsom durante a pandemia de Covid-19 como "abusivas".

Durante toda a crise sanitária, o governador democrata impôs regras rígidas como o isolamento social, o fechamento de serviços não essenciais e as aulas online nas escolas para conter a disseminação do coronavírus Sars-CoV-2.

Na cédula usada na votação, os eleitores precisavam responder a duas perguntas, sendo a mais importante se o governador deveria ter ou não o mandato revogado. A segunda era quem o eleitor indicava para substituir o então líder estadual.