Topo

Esse conteúdo é antigo

Alemanha vota neste domingo para eleger sucessor de Merkel

25/09/2021 14h24

ROMA, 25 SET (ANSA) - Neste domingo (26), os alemães vão às urnas para escolher quem será o sucessor de Angela Merkel no poder. Pela primeira vez desde 2005, a chanceler não assumirá a função caso o seu partido, a União Democrata-Cristã (CDU), seja o vencedor do pleito.   

Segundo as duas últimas pesquisas eleitorais divulgadas, as maiores siglas do país estão tecnicamente empatadas na liderança. O instituto Allensbach aponta que o Partido Social-Democrata (SPD) tem 26% das intenções do voto e a CDU de Merkel tem 25%.   

Já o Forsa mostra 25% para o SPD e 22% para a CDU (um empate dentro da margem de erro). Os Verdes são a terceira força e estão na faixa dos 15% em ambas as pesquisas.   

Neste sábado (25), o indicado da CDU, Armin Laschet, voltou a receber elogios públicos de Merkel em um comício.   

"Laschet está acostumado a construir pontes, esse é o estilo que sempre caracterizou sua vida. "É capaz de unir as pessoas, é capaz de construir de novo a coesão entre pessoas diferentes.   

Amanhã estará em jogo a estabilidade da Alemanha, e não é indiferente quem governará", disse a apoiadores.   

No entanto, o mais apontado por especialistas é que Olaf Scholz, do SPD, seja o líder da coalizão que precisará governar o país.   

Especialistas consultados pela ANSA apontam que esse processo de formação de apoio pode demorar até o fim do ano por conta dos resultados que prometem ser bem divididos entre as maiores siglas. (ANSA).   

Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.