Topo

Esse conteúdo é antigo

Berlim aprova expropriação de gigantes do mercado imobiliário

27/09/2021 09h24

BERLIM, 27 SET (ANSA) - Os moradores de Berlim votaram a favor de uma medida que prevê a expropriação de imóveis de grandes proprietários do mercado imobiliário em um referendo realizado neste domingo (26).   

Apesar da proposta não ser vinculante, 57% dos berlinenses aprovam que o governo retire esses imóveis das mãos de um pequeno grupo de empresas para manter essas residências para os moradores locais, diminuindo a especulação imobiliária da capital da Alemanha.   

Com isso, o assunto deve ser uma das pautas de debate no novo governo da prefeita Franziska Giffey, do Partido Social-Democrata (SPD), a primeira mulher a liderar a cidade em 70 anos. A proposta aprovada foi criada durante uma campanha do grupo Expropriate Deutsche Wohnen & Co, que prevê que o governo local compre milhares de apartamentos e diminua a fuga de moradores das classes média e baixa de Berlim.   

Nos últimos anos, os preços das locações e dos imóveis dispararam após as residências serem compradas por grandes grupos, como a Deutsche Wohnen. O grupo estima que mais de 120 mil imóveis, no valor de 26 milhões de euros, estão concentrados na mãos da empresa.   

A medida prevê a expropriação das empresas que tenham, pelo menos, três mil apartamentos em Berlim. O valor pago a elas seria "abaixo do valor de mercado", o que a campanha diz ser justo dado os problemas causados por essas concentrações.   

(ANSA).   

Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.