Topo

Esse conteúdo é antigo

Colin Powell, ex-secretário de Estado dos EUA, morre por Covid

18/10/2021 09h49

WASHINGTON, 18 OUT (ANSA) - O ex-secretário de Estado norte-americano Colin Powell, 84 anos, morreu nesta segunda-feira (18) por complicações ligadas à Covid-19, informou a família em comunicado oficial.   

O general já havia sido vacinado, mas não conseguiu resistir aos efeitos do coronavírus Sars-CoV-2. Especialistas apontam que idosos e pessoas que portam doenças crônicas nem sempre conseguem desenvolver uma boa resposta imune para a Covid-19, por isso, recomendam fortemente a aplicação da terceira dose para esse público.   

"Queremos agradecer à equipe médica do Walter Reed National Medical Center por seu tratamento cuidadoso. Perdemos um extraordinário e amoroso marido, pai e avô e um grande norte-americano", diz ainda a nota.   

Powell foi o primeiro afroamericano a assumir a Secretaria de Estado norte-americana. Ele foi nomeado em 20 de janeiro de 2020 pelo então presidente George W. Bush e sua indicação foi aprovada por unanimidade no Senado. Ele deixou o posto em 2005.   

Sua postura sempre foi elogiada por democratas e republicanos e, quando Barack Obama foi eleito, em 2008, o general afirmou que ficou "emocionado" por um homem negro assumir a Presidência "mesmo sem ter votado nele".   

Antes de assumir o cargo político, Powell ficou 35 anos no Exército, tendo feito duas missões no Vietnã e uma na Alemanha Ocidental. Em 1987, ele se tornou conselheiro do presidente Ronald Reagan e entrou no Conselho de Segurança Nacional no ano seguinte.   

O general se aposentou das Forças Armadas em 1993 e, ao lado da esposa, Alma Powell, fundou uma organização sem fins lucrativos que ajuda crianças norte-americanas em situação de risco.   

(ANSA).   

Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.