PUBLICIDADE
Topo

Conteúdo publicado há
1 mês

São Paulo recebe mostra multimídia de Rafael até dezembro

27/10/2021 15h27

SÃO PAULO, 27 OUT (ANSA) - A cidade de São Paulo recebe a partir desta quinta-feira (28) uma exposição multimídia sobre Rafael Sanzio, um dos grandes gênios do Renascimento italiano e cuja morte completou 500 anos em 2020.   


A mostra "Magister Raffaello" acontece no Museu de Arte Brasileira da Fundação Armando Alvares Penteado (MAB Faap), com promoção do Consulado da Itália em São Paulo e curadoria do historiador da arte Claudio Strinati.   


Serão seis salas com grandes telas projetando as obras de Rafael a partir de uma cronologia que acompanha seu crescimento humano e profissional. Além disso, a exposição levará o visitante a descobrir as cidades que marcaram a vida do pintor.   


Uma das salas, chamada "Os Aposentos Papais", abordará as boas relações que Rafael manteve com os papas e que geraram obras-primas como "A Escola de Atenas", hoje em exposição nos Museus Vaticanos.   


Além de Roma, a mostra passa por locais como Urbino, terra natal do gênio, e Florença, onde ele teve seu período mais produtivo.   


A última sala, "Utopia e Poder", exibe uma reprodução de "A Transfiguração", pintura derradeira antes da prematura morte de Rafael, aos 37 anos.   


"A Magister Raffaello faz parte de um conjunto de propostas que o Consulado-Geral traz a São Paulo, todas concentradas nas excelências de nosso país e que são veiculadas através de um rastro de beleza, cujo emblema são as pinturas de Rafael", disse o cônsul da Itália em São Paulo, Filippo La Rosa.   


Segundo o cônsul, a mostra permite "falar da difusão em nossos territórios da beleza do patrimônio artístico e cultural, que representa uma grande proposta de percursos turísticos alternativos àqueles tradicionais".   


"A mostra quer, além disso, juntar tradição artística e tecnologia de última geração, oferecendo aos visitantes uma verdadeira imersão no Renascimento italiano. Com Magister Raffaello, queremos, por fim, levar aquilo que roda em torno do conceito de beleza italiana até as escolas públicas de São Paulo, graças a um álbum que permitirá às crianças paulistanas brincar com as figurinhas do grande mestre renascentista", contou La Rosa.   


Com entrada gratuita, a exposição multimídia fica em cartaz até 12 de dezembro e já passou por países como Áustria, Chile, México e Vietnã. (ANSA).   


Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.