Topo

Esse conteúdo é antigo

Itália ativa ponte aérea para evacuar mais 500 afegãos

13.ago.2021 - Combatente do Talibã fica de guarda enquanto um avião da Pakistan International Airlines decola com passageiros a bordo no aeroporto de Cabul - Karim Sahib/AFP
13.ago.2021 - Combatente do Talibã fica de guarda enquanto um avião da Pakistan International Airlines decola com passageiros a bordo no aeroporto de Cabul Imagem: Karim Sahib/AFP

27/11/2021 15h49

A Itália ativou uma ponte aérea com países vizinhos do Afeganistão para evacuar outros 500 ex-colaboradores e suas famílias.

A operação foi batizada como "Aquila Omnia-Bis" e vai beneficiar pessoas que estão em nações que fazem fronteira com o Afeganistão ou que tenham documentos permitindo sua saída do país asiático.

Os refugiados serão transferidos para a Itália em voos comerciais, mas sob a coordenação das Forças Armadas. O primeiro contingente, formado por sete afegãos, chegou em Roma nesta semana, incluindo uma mulher no nono mês de gestação.

Após o desembarque, a afegã foi levada para um hospital na capital italiana e deu à luz uma menina. Também nesta semana, a Itália acolheu Sharbat Gula, afegã imortalizada em uma capa da revista National Geographic em 1985, quando era criança.

Em agosto passado, durante a caótica retirada das tropas ocidentais do Afeganistão, a Itália evacuou cerca de 5 mil refugiados do país asiático.