Topo

Esse conteúdo é antigo

OMS inicia negociações para acordo contra pandemias

01/12/2021 09h36

GENEBRA, 1 DEZ (ANSA) - Os 194 Estados-membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) concordaram nesta quarta-feira (1º) em iniciar negociações para um acordo internacional que estabeleça diretrizes para combater a próxima pandemia.   

Em reunião em Genebra, na Suíça, os países aprovaram uma resolução que cria um comitê intergovernamental para "preparar e negociar" uma "convenção da OMS, acordo ou outro instrumento internacional sobre prevenção, preparação e resposta a pandemias".   

O primeiro encontro desse órgão deve ocorrer até 1º de março de 2022 para a eleição de dois copresidentes e quatro vice-presidentes. Um relatório preliminar será apresentado na assembleia anual da OMS em 2023, enquanto o documento final deve ser divulgado na reunião do ano seguinte.   

"Precisamos de uma mudança na arquitetura sanitária global para que a comunidade internacional possa responder a futuras pandemias coletivamente, efetivamente e imediatamente", declarou a embaixadora da União Europeia em organismos internacionais em Genebra, Lotte Knudsen.   

A pandemia de Covid-19, declarada como tal pela OMS em março de 2020, ficou marcada por ações erráticas dos governos, que muitas vezes preferiram adotar a lógica do "cada um por si" ao invés de seguir uma coordenação internacional.   

A Organização Mundial da Saúde também foi criticada por dar indicações pouco claras no início da crise sanitária e também acusada de demorar para declarar pandemia. (ANSA).   

Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.