Topo

Esse conteúdo é antigo

Papa Francisco se solidariza com população de Tonga

19/01/2022 08h55

VATICANO, 19 JAN (ANSA) - O papa Francisco expressou solidariedade nesta quarta-feira (19) à população de Tonga, país do Pacífico Sul atingido por um tsunami provocado pela erupção de um vulcão submarino no último fim de semana.   

A explosão no vulcão Hunga Tonga-Hunga Ha'apai gerou ondas de até 1,2 metro e deixou pelo menos três pessoas mortas no arquipélago. Além disso, cobriu as ilhas com uma nuvem de cinzas e as deixou incomunicáveis.   

"Meu pensamento vai para as populações das ilhas de Tonga, atingidas nos últimos dias pela erupção de um vulcão submarino que causou pesados danos materiais. Estou espiritualmente próximo a todas as pessoas que sofrem, implorando a Deus por alívio para seu sofrimento", disse o Papa em sua audiência semanal.   

As cinzas que cobriram o país após a erupção impediram o envio de ajuda humanitária por via aérea, e o reparo do cabo submarino que conecta o arquipélago ao resto do mundo pode levar até um mês.   

"A empresa americana de cabos SubCom alerta que vai demorar pelo menos quatro semanas para reparar a conexão de Tonga", disse nesta quarta-feira o Ministério das Relações Exteriores da Nova Zelândia.   

Atualmente, só é possível se comunicar em Tonga por meio de telefones via satélite, equipamentos mantidos sobretudo por embaixadas estrangeiras. O cabo de telecomunicações foi rompido em dois lugares: um a 37 quilômetros da costa e outro nos arredores do vulcão, o que torna o conserto mais difícil.   

De acordo com a Nasa, a erupção foi 500 vezes mais potente do que a bomba nuclear jogada pelos EUA sobre Hiroshima, no Japão.   

Apesar dos problemas, tonganeses conseguiram limpar a pista do principal aeroporto do arquipélago, que estava sepultada sob uma camada de até 10 centímetros de cinzas, o que permitirá o pouso de aviões humanitários de Austrália e Nova Zelândia.   

A principal necessidade neste momento é de água potável, já que os reservatórios das ilhas foram contaminados pelas cinzas e por água salgada do mar. (ANSA).   

Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.