Topo

Esse conteúdo é antigo

Anvisa libera CoronaVac para crianças e jovens de 6 a 17 anos

20/01/2022 16h22

SÃO PAULO, 20 JAN (ANSA) - A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou por unanimidade a liberação da vacina CoronaVac, da Sinovac Biotech e Instituto Butantan, contra a Covid-19 para crianças e adolescentes de 6 a 17 anos nesta quinta-feira (20).   


A fórmula utilizada é a mesma dos adultos e a aplicação deverá ocorrer com um intervalo de 28 dias. A única exceção é de que o imunizante não deve ser dado para imunossuprimidos e, nesse caso, elas devem receber doses da vacina pediátrica da Pfizer/BioNTech, já em uso no país.   


Os dados que embasaram a liberação foram os resultados dos estudos no Chile, que aplica a CoronaVac em crianças a partir de três anos. Mas, a orientação do comitê técnico foi para aplicar apenas em maiores de seis anos por considerar que os números chilenos ainda são poucos para os mais novos e bastante robustos para os maiores.   


Além do Chile, a CoronaVac é aplicada em crianças e adolescentes da China, Colômbia, Hong Kong, Equador, Camboja e Indonésia.   


O estado de São Paulo já realizou uma vacinação simbólica de 10 crianças pouco tempo depois da autorização. Mas, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, usou sua conta no Twitter após a aprovação para dizer que ainda não há data para iniciar o uso do imunizante.   


"A Anvisa autorizou o uso emergencial da vacina Coronavac em crianças e adolescentes de 6 a 17 anos. Todas as vacinas autorizadas pela Anvisa são consideradas para a PNO. Aguardamos o inteiro da decisão e sua publicação no DOU", publicou. (ANSA).   


Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.