Topo

Morre Gianni di Marzio, que 'descobriu' Maradona para Napoli

22/01/2022 11h14

ROMA, 22 JAN (ANSA) - Morreu neste sábado (22), aos 82 anos, o ex-jogador e ex-técnico italiano Gianni di Marzio, anunciou seu filho, o jornalista Gianluca di Marzio, à emissora "Sky".   


O ex-treinador teve longa carreira, com destaques por suas passagens pelo Catanzaro e pelo Napoli, o qual levou para a final da Copa da Itália nos anos 1970.   


Inclusive, foi Di Marzio o primeiro a indicar para o então presidente do clube de Nápoles, Corrado Ferlaino, em 1977, uma jovem estrela que tinha visto jogar na Argentina: Diego Armando Maradona.   


A negociação naquele momento não deu certo por conta do fim da janela de transferências, mas fez com que o time se interessasse naquele que se tornaria um dos maiores ídolos da história do Napoli - que formalizou a contratação em 1984.   


"E agora, você poderá finalmente treinar seu querido e amado Diego. Você foi um grande pai, me ensinou tudo e não serei o único a nunca te esquecer", afirmou ainda Gianluca.   


A morte de Di Marzio gerou diversas despedidas de políticos e de pessoas ligadas aos clubes e ao futebol italiano. Um dos primeiros a se manifestar foi o técnico do Watford, Claudio Ranieri.   


"Adeus, Gianni. Você foi meu treinador por cinco anos e meu grande amigo para toda a vida. Se eu sou treinador hoje, devo isso a você. Agora, só posso compartilhar a dor dessa tua última notícia com Tucci e Gianluca. Você me fará muita falta", disse Ranieri.   


Já o Napoli postou em sua rede social que todo o clube "se une a dor da família Di Marzio pela perda do querido Gianni, histórico e inesquecível treinador da equipe azzurra". (ANSA).   


Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.