Topo

Esse conteúdo é antigo

Primeira votação para presidente da Itália termina sem vencedor

24/01/2022 17h44

ROMA, 24 JAN (ANSA) - Terminou sem vencedor a primeira votação no Parlamento da Itália para eleger o próximo presidente da República, realizada nesta segunda-feira (24).   

Como já era esperado, nenhum candidato alcançou a maioria qualificada de dois terços dos votos (672 de um total de 1.008), já que os principais partidos do país decidiram votar em branco enquanto ainda negociam para chegar a um consenso.   

A apuração ainda está em curso, mas os votos em branco já totalizam mais de 400. A próxima votação está prevista para esta terça-feira (25), e o pleito seguirá com um escrutínio por dia até que haja um vencedor.   

No entanto, a partir da quarta votação, um candidato precisará obter apenas a maioria simples (505 votos). Além disso, o colégio eleitoral deve voltar a ter 1.009 integrantes, com a proclamação nesta terça do substituto de Enzo Fasano, deputado morto no último domingo (23).   

Atualmente, o conjunto de eleitores é formado por 629 deputados, 321 senadores e 58 delegados regionais.   

Negociações - O dia foi marcado por intensas negociações entre os líderes dos partidos que compõem a base aliada do premiê Mario Draghi, um dos cotados para substituir Sergio Mattarella na Presidência.   

Matteo Salvini, secretário federal da legenda de ultradireita Liga, teve reuniões separadas com os ex-primeiros-ministros Enrico Letta e Giuseppe Conte, líderes do centro-esquerdista Partido Democrático (PD) e do antissistema Movimento 5 Estrelas (M5S), respectivamente.   

"Abrimos um diálogo, e isso é algo positivo", declarou Letta após o encontro com Salvini. As tratativas permaneceram congeladas até o último fim de semana e só ganharam corpo com a desistência de Silvio Berlusconi, que insistia em ser presidente apesar das negativas de PD e M5S.   

Draghi continua sendo o mais cotado, mas ele só irá ao Palácio do Quirinale se os partidos da situação fecharem um acordo sobre quem será seu substituto no cargo de primeiro-ministro - a atual legislatura termina apenas em 2023.   

O próprio Draghi conversou nesta segunda com Salvini e Letta, entrando ativamente nas negociações. O objetivo da base aliada é encontrar um nome de consenso para evitar eventuais rupturas na situação, o que poderia até provocar a queda do governo.   

Já o partido de ultradireita Irmãos da Itália (FdI), única grande força de oposição ao atual governo, propôs o jurista Carlo Nordio, ex-procurador que trabalhou na Operação Mãos Limpas e em inquéritos sobre o grupo terrorista de esquerda Brigadas Vermelhas.   

Por sua vez, pequenos partidos de centro defenderam a nomeação da ministra da Justiça, Marta Cartabia. Outros cotados são o senador de centro Pier Ferdinando Casini e o próprio Mattarella, que, no entanto, não quer saber de reeleição e já iniciou até sua mudança do Palácio do Quirinale.   

Apesar de ter um papel mais institucional do que político, o presidente da Itália está longe de ser uma figura meramente cerimonial e tem poder para influenciar os rumos do país, nomeando premiês, barrando indicações de ministros e até cobrando a aprovação de leis do interesse da nação.   

O próprio Draghi é uma escolha pessoal de Mattarella para solucionar a crise aberta após a queda de Conte, em janeiro passado, e hoje lidera um governo de união nacional. (ANSA).   

Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.