Topo

Esse conteúdo é antigo

Técnico da Itália é votado em eleição para presidente

25/01/2022 17h18

ROMA, 25 JAN (ANSA) - O técnico da seleção da Itália, Roberto Mancini, recebeu um voto na eleição para presidente da República.   

A segunda votação foi realizada pelo Parlamento nesta terça-feira (25), mas nenhum candidato obteve a maioria qualificada de dois terços dos votos (673 de um total de 1.009) para ser eleito.   

O colégio eleitoral é formado por 630 deputados, 321 senadores e 58 delegados regionais. Como o escrutínio é secreto, é normal que surjam votos de protesto ou de brincadeira entre os parlamentares.   

Em 2015, por exemplo, o ex-craque da Roma Francesco Totti recebeu cinco votos na eleição que levou Sergio Mattarella à Presidência da República, mas as cédulas foram anuladas porque o então jogador não tinha idade para ser chefe de Estado.   

Tecnicamente, qualquer cidadão italiano com pelo menos 50 anos e em posse de seus direitos civis e políticos pode ser eleito presidente.   

No primeiro escrutínio da eleição deste ano, na última segunda-feira (24), o ex-goleiro da seleção italiana Dino Zoff também já havia recebido um voto.   

A terceira sessão eleitoral está marcada para esta quarta (26), mas os partidos ainda negociam em busca de um nome de consenso.   

(ANSA).   

Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.