Topo

Mulheres iranianas voltam ao estádio pela 1ª vez em 3 anos

27/01/2022 14h47

TEERÃ, 27 JAN (ANSA) - Pela primeira vez em três anos, as mulheres iranianas receberam autorização para assistir a uma partida de futebol da seleção masculina do país em um estádio de Teerã.   


Entre os 10 mil ingressos colocados à venda para a partida contra o Iraque, válida pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2022, dois mil foram destinados para mulheres, segundo informações da agência de notícias Isna.   


A última vez que as mulheres iranianas foram autorizadas a assistir a um jogo da seleção foi em outubro de 2019, após décadas de proibição.   


As torcedoras foram monitoradas por policiais ao longo do duelo desta quinta-feira (27) e ficaram sentadas atrás de um dos gols do estádio.   


A Fifa já realizou vários apelos para que o Irã revisasse sua política e permitisse o ingresso de mulheres em estádios. A entidade máxima do futebol chegou a ameaçar o país pela proibição de acesso, colocando em risco a participação da seleção no próximo Mundial.   


Em 2019, a presença de mulheres nos estádios foi permitida pouco tempo depois da ativista iraniana Sahar Khodayari, que era conhecida nas redes sociais como "Garota Azul", ter morrido depois de atear fogo no próprio corpo do lado de fora de um tribunal de Teerã, após saber que havia sido condenada a seis meses de prisão por ter tentado entrar em um estádio disfarçada de homem.   


No jogo contra o Iraque, os comandados do croata Dragan Skocic venceram por 1 a 0 e lideram seu grupo das Eliminatórias.   


(ANSA).   


Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.