Topo

Esse conteúdo é antigo

Festival de Sanremo homenageia vítimas da máfia

04/02/2022 09h11

SANREMO, 4 FEV (ANSA) - A terceira noite da 72ª edição do Festival de Sanremo nesta quinta-feira (2) teve uma homenagem para as vítimas da máfia ao longo dos últimos anos, com destaque especial para a participação do jornalista e escritor especializado no assunto Roberto Saviano.   


O Teatro Ariston aplaudiu de pé o momento em que o apresentador e diretor artístico do concurso, Amadeus, citou os nomes dos juízes Paolo Borsellino e Giovanni Falcone - ambos assassinados no início dos anos 1990 em atentados da Cosa Nostra.   


"Muitos de nós ainda nem existíamos, mas a história deles é parte da nossa memória coletiva e para todos nós um símbolo de coragem. A coragem é sempre uma escolha perante a necessidade de mudar as coisas porque se pode vencer ou perder, mas não escolher é se tornar cúmplice", disse Saviano durante a homenagem.   


O autor ainda lembrou de inúmeros outros nomes nas forças de segurança, no judiciário e na sociedade civil, ressaltando que esses eram "homens e mulheres que morreram por ataques das máfias [...] mas devem ser celebrados como heróis".   


Audiência e classificação - A audiência da terceira noite do Festival de Sanremo, que também teve uma homenagem ao presidente reeleito, Sergio Mattarella, teve 9,3 milhões de telespectadores e share de 54,1%.   


Apesar do número ser menor do que nos dois primeiros dias, os dados são muito superiores ao registrado em 2020, quando o evento não teve presença de público. No ano passado, foi registrada uma média de 7,4 milhões de espectadores com um share televisivo de 44,4%.   


Após a apresentação dos 25 candidatos, a classificação geral da competição teve uma mudança, com Mahmood & Blanco tirando a liderança de Elisa. Já estão computados os votos da imprensa nas duas primeiras noites e de um público de mil pessoas selecionadas na terceira.   


Na sequência aparecem Gianni Morandi, Irama, Sangiovanni, Emma, Massimo Ranieri, Fabrizio Moro, La Rappresentante di Lista, Dargen D'Amico, Michele Bravi, Ditonellapiaga e Rettore, Aka 7even, Achille Lauro feat. Harlem Gospel Choir, Noemi, Rkomi, Matteo Romano, Iva Zanicchi, Giovanni Truppi, Highsnob & Hu, Giusy Ferreri, Le Vibrazioni, Yuman, Ana Mena e Tananai.   


Para esta quarta noite de concurso, os artistas apresentarão covers nacionais ou internacionais com músicas produzidas entre as décadas de 1960 e 1990. Os cantores e grupos poderão inclusive fazer parcerias com artistas que não estejam competindo.   


Nesta noite, voltam os votos do júri da imprensa e dos mil selecionados, além do televoto. (ANSA).   


Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.