Topo

Esse conteúdo é antigo

Justiça da Itália nega pedido de pais para que filho só receba sangue de doadores não vacinados

Segundo os médicos, o menino - que não teve a idade revelada - precisa passar pelo procedimento cirúrgico de maneira urgente - Moussa81/iStock
Segundo os médicos, o menino - que não teve a idade revelada - precisa passar pelo procedimento cirúrgico de maneira urgente Imagem: Moussa81/iStock

Em Bolonha

08/02/2022 09h27

Um tribunal de Modena, na Itália, se pronunciou hoje sobre o caso da cirurgia cardíaca de um menino em Bolonha e negou o pedido dos pais para que a criança só recebesse sangue de doadores não vacinados contra a Covid-19.

A derrota judicial dos familiares foi confirmada pelo advogado Ugo Bertaglia.

O pequeno precisa passar por uma delicada cirurgia no coração, mas na última semana os pais se negaram a permitir a operação no hospital Sant'Orsola porque queriam garantias de que o sangue usado não fosse de vacinados e que, por isso, queriam que o hospital aceitasse a doação de pessoas antivacina indicadas por eles.

No entanto, a instituição sanitária informou que isso não seria possível porque o sangue doado passa por uma série de critérios técnicos e de segurança e que a doação é sempre anônima, com o que há de mais compatível com o paciente.

Os pais não aceitaram a explicação e entraram na Justiça questionando a medida. Nesta terça, o juiz tutelar deu razão ao hospital.

Conforme o advogado, o magistrado afirmou na decisão que há "garantias de absoluta segurança do sangue fornecido pelo hospital", fazendo assim com que seja superada a objeção dos pais que, por motivos religiosos, querem que o sangue venha de não vacinados.

Segundo os médicos, o menino - que não teve a idade revelada - precisa passar pelo procedimento cirúrgico de maneira urgente.

Dados do Ministério da Saúde da Itália mostram que mais de 91% da população com mais de 12 anos já iniciou o ciclo vacinal contra a Covid-19; 88,4% tomaram as duas doses; e 83% receberam as três.