Topo

Esse conteúdo é antigo

Itália prepara pacote de 'sanções sem precedentes' contra Rússia

24/02/2022 17h09

ROMA, 24 FEV (ANSA) - O governo italiano anunciará em breve uma série de "sanções sem precedentes" contra a Rússia após o presidente Vladimir Putin iniciar um ataque à Ucrânia na madrugada desta quinta-feira (24).   

"O que está acontecendo é de uma gravidade extraordinária. Um pacote de sanções sem precedentes contra a Rússia e a economia russa está chegando", informou o ministro das Relações Exteriores da Itália, Luigi Di Maio, após reunião no Palazzo Chigi. "Todos reagiremos juntos".   

O chanceler italiano explicou que o governo coordenou "as principais sanções a serem aprovadas nas próximas horas contra a Rússia", porque neste momento não há muito "espaço para diplomacia".   

"Que espaço há agora para a diplomacia? É sempre o que esperamos, mas pragmaticamente hoje vejo muito poucos espaços.   

Agora é hora das sanções", enfatizou.   

Segundo Di Maio, "Putin foi repetidamente convidado a evitar a escalada, enquanto estava reunindo tropas". No último mês, inclusive, os principais líderes do Ocidente, incluindo o premiê italiano, Mario Draghi, tentaram construir uma solução diplomática com Putin.   

No entanto, "enquanto o Ocidente tentava encontrar uma solução, Putin estava acumulando tropas e, no final, decidiu intervir com este ataque militar, invadir a Ucrânia, atacar o povo e causar a morte de inocentes".   

"Ninguém ousava dizer que um ataque seria provocado. Como comunidades ocidentais, sempre demos sinais de tranquilidade", acrescentou o político do Movimento 5 Estrelas (M5S).   

Por fim, Di Maio pediu para todos os compatriotas italianos a deixar a Ucrânia, já que apenas 30 dos cerca de 2 mil decidiram sair do território.   

Defesa - O ministro da Defesa da Itália, Lorenzo Guerini, afirmou que "a Itália apoia plenamente as decisões tomadas pela Otan e participará nas medidas de reforço da dissuasão que a Aliança Atlântica previu".   

Desta forma, o governo italiano expressou sua vontade de aumentar e alargar a presença no flanco leste - na Letônia e na Romênia -, e participar com os contingentes do país em mais missões de segurança no flanco sudeste.   

"O instrumento militar italiano está claramente também envolvido em medidas para aumentar a prontidão operacional da aliança", concluiu Guerini. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.