Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Putin e Macron debatem guerra e pagamento de gás em rublos

Durante a videoconferência, que durou cerca de uma hora, os líderes conversaram sobre as negociações entre as delegações da Rússia e da Ucrânia - Johanna Geron/Reuters
Durante a videoconferência, que durou cerca de uma hora, os líderes conversaram sobre as negociações entre as delegações da Rússia e da Ucrânia Imagem: Johanna Geron/Reuters

29/03/2022 15h06

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, realizou nesta terça-feira (29) uma reunião virtual com seu homólogo francês, Emmanuel Macron, para debater os desdobramentos da guerra na Ucrânia e a decisão de Moscou de solicitar o pagamento do gás russo em rublos à União Europeia.

Durante a videoconferência, que durou cerca de uma hora, os líderes conversaram sobre as negociações entre as delegações da Rússia e da Ucrânia para um acordo de paz, na Turquia, e a saída de civis das cidades ucranianas por meio dos corredores humanitários.

Hoje, as delegações de Rússia e Ucrânia apontaram avanços nas negociações feitas em Istambul, que têm como objetivo alcançar um cessar-fogo no território ucraniano ou ao menos garantir ajudas humanitárias aos deslocados pela guerra.

No entanto, para Putin, os "nacionalistas" ucranianos devem largar as armas em Mariupol, onde uma operação humanitária não é possível no momento.

No telefonema, o líder russo "enfatizou que, para resolver a situação humanitária naquela cidade [Mariupol], os milicianos nacionalistas terão de acabar com a sua resistência e depor as armas", apontou o Kremlin.

Segundo o comunicado, citado pela agência Tass, Putin e Macron também discutiram a exigência de Moscou para que os pagamentos de gás natural russo sejam feitos pela União Europeia com rublos. O Palácio do Eliseu, por sua vez, informou que o presidente francês negou a proposta de Putin.

Na semana passada, o governo russo informou que a Rússia não vai mais aceitar pagamentos de seu gás ou petróleo em dólares ou euros. De acordo com Putin, as quitações devem ser feitas apenas em rublos.

A medida foi tomada após a UE, o Reino Unido e os Estados Unidos - além de outros aliados - anunciar uma série de sanções duras contra a Rússia por conta da guerra na Ucrânia. Os países do G7 criticaram a decisão e declararam que isso é "inaceitável".