Topo

Esse conteúdo é antigo

Conselheiro russo da ONU renuncia em protesto contra guerra

24/05/2022 11h30

ROMA, 24 MAI (ANSA) - Um conselheiro russo na Organização das Nações Unidas (ONU) renunciou ao cargo na última segunda-feira (23) como forma de protesto contra a invasão à Ucrânia.   

Boris Bondarev, que trabalhou 20 anos no serviço diplomático russo, afirmou que "nunca teve tanta vergonha" do seu país. Além disso, o antigo conselheiro da ONU comentou que a guerra foi decidida por um grupo de pessoas "que só quer ficar no poder para sempre".   

"A agressiva guerra desencadeada por Vladimir Putin contra a Ucrânia, é de fato contra todo o mundo ocidental. Não é apenas um crime contra os ucranianos, mas também talvez o crime mais grave contra o povo russo", declarou o diplomata em uma carta aberta publicada no LikedIn.   

Segundo Bondarev, o motivo da renúncia é por "desaprovar profundamente o que o governo russo tem feito desde fevereiro", além de não querer mais ser associado às ações das forças de Moscou em território ucraniano.   

"Acho que a maioria das pessoas segue a propaganda e o que seus superiores dizem. Quando você trabalha no Ministério, é necessário ficar dentro de uma hierarquia, então é preciso obedecer ao que seus superiores dizem. E por muitos anos qualquer abordagem crítica foi cancelada", revelou o russo.   

"Lamento admitir que em todos esses 20 anos o nível de mentiras e a falta de profissionalismo do Ministério das Relações Exteriores da Rússia cresceram constantemente", acrescentou Bondarev.   

Citado pela "CNN", o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, comentou sobre a renúncia do diplomata russo.   

"O Kremlin não está ciente desta carta aberta. Se ele era um funcionário do Ministério das Relações Exteriores, então é um assunto do Ministério. Só podemos dizer que Boris Bondarev não está mais conosco, mas contra nós. Ele tem uma posição em que condena as ações da liderança russa, que são apoiadas por quase toda a população de nosso país", informou Peskov. (ANSA).   

Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.