Topo

Esse conteúdo é antigo

Lula abre 21 pontos sobre Bolsonaro no 1º turno, diz Datafolha

26/05/2022 20h26

SÃO PAULO, 26 MAI (ANSA) - A nova pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (26) mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva com 48% das intenções de voto na corrida pelo Palácio do Planalto, enquanto Jair Bolsonaro (PL) tem 27%, um vantagem de 21 pontos percentuais.   


Segundo os dados, se considerar os votos válidos - que exclui brancos e nulos - , o petista venceria a eleição no primeiro turno, com 54%, ante 30% do atual presidente da República.   


Para conquistar o pleito ainda no primeiro turno, o candidato precisa somar 50% dos votos válidos mais um. As eleições presidenciais serão realizadas no dia 2 de outubro - o segundo turno está previsto para o dia 30 do mesmo mês.   


A pesquisa revelou ainda que o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) aparece com 7%, o deputado federal André Janones (Avante) e a senadora Simone Tebet (MDB) com 2% cada.   


Os pré-candidatos Pablo Marçal (Pros) e Vera Lúcia (PSTU) ficam com 1%. Os demais - Luciano Bivar (União Brasil), Felipe D'Ávila (Novo), Eymael (DC), General Santos Cruz (Podemos), Leonardo Péricles (UP), Sofia Manzano (PCB) - não pontuaram.   


Já a parcela dos que dizem que votarão em branco ou nulo representa 7% dos entrevistados, enquanto os indecisos somam 4%.   


A pesquisa foi feita com 2.556 pessoas entre os dias 25 e 26 de maio em 181 cidades brasileiras. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.